segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aspectos Econômicos da Eslovênia

A moeda vigente na Eslovénia na actualidade é o euro. Até o país passar a integrar a zona da moeda, a oficial era o tolar. A mudança aconteceu em 1 de Janeiro de 2007.
A indústria do país concentra-se principalmente na produção de produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos, aparelhos e utensílios eléctricos, mobiliário e têxteis.

Aspectos Politicos da Eslovênia

A Eslovénia é uma república parlamentarista, possuindo na figura de chefe de governo o seu primeiro-ministro, actualmente Janez Janša, e como chefe de estado o presidente Danilo Türk, que sucedeu Janez Drnovšek, falecido em 23 de Fevereiro de 2008.

Aspectos Físicos da Eslovênia

O clima: é mediterrânico na costa, alpino nas montanhas (clima típico dos Alpes europeus) e continental com verões entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país. As temperaturas médias são de -2ºC em Janeiro e 21ºC em Julho.

Relevo: Encontram-se na Eslovênia quatro grandes regiões geográficas européias: os Alpes, a área Dinárica, a planície da Panónia e o Mediterrâneo. O ponto mais elevado da Eslovênia é 8o monte Triglav (2,864 metros) e a altitude média do país é de 557 metros acima do nível do mar.

Vegetação: Cerca de metade do país (10,124 km²) está coberta por florestas, o que torna a Eslovênia no terceiro país europeu mais florestado, depois da Finlândia e da Suécia. Ainda podem ser encontrados restos das florestas perimirás os maiores dos quais se situam na área de Kocevje. Pastagens cobrem 5 593 km² do país e prados e jardins 2 471 k8m².

Localização da Eslovênia




A República da Eslovênia localiza-se na porção central do continente europeu, a leste da Itália, possuindo uma costa mediterrânea de aproximadamente 47 quilômetros. O país também constitui fronteira com Áus6tria, Hungria e Croácia compondo uma área total de 20,273 quilômetros quadrados.

Aspectos Econômicos da Coréia do Sul

A Coreia do Sul possui a décima segunda maior economia do mundo e a terceira maior da Ásia, atrás apenas do Japão e da China. Sendo principal dos tigres asiáticos, o país atingiu um rápido crescimento econômico com a exportação de manufaturados, um forte contraste em relação à estagnação econômica da Coreia do Norte, que piorou com o colapso da União Soviética. O PIB per capita da Coreia do Sul é cerca de 12 vezes maior que o norte-coreano.

Aspectos Políticos da Coréia do Sul

A Coréia do Sul é uma república semi-presidencialista. O chefe de estado da República da Coréia é o presidente, eleito por voto direto popular para um único mandato de cinco anos. Além de ser o mais alto representante da república e o comandante-em-chefe das forças armadas, o presidente também tem consideráveis poderes executivos e nomeia o primeiro-ministro depois de aprovado pelo parlamento, além de também nomear e presidir o Conselho de Estado, ou governo.

Aspectos Físicos da Coréia do Sul

Relevo: A paisagem da metade sul da Coréia consiste em cadeias montanhosas parcialmente cobertas de floresta, a leste, separada8s por vales profundos e estreitos, e de planícies costeiras densamente povoadas e cultivadas, a sul a e oeste.

O clima: local é relativamente temperado, com a precipitação a ser mais forte no verão, durante uma breve estação chuvosa chamada jangma , e com invernos que podem por vezes ser muito frios. Cadeia montanhosa coreana.

Vegetação: A Coréia forma uma península que se estende ao longo de 1100 km desde a sua junção com o resto da Ásia e que é flanqueada pelo mar Amarelo a oeste e pelo Mar do Leste (mar do Japão) a leste e termina no Estreito da Coréia e no mar da China Meridional, a sul. A paisagem da metade sul consiste de cadeias montanhosas parcialmente cobertas de floresta, a leste, separadas por vales profundos e estreitos, e de planícies costeiras densamente povoadas e cultivadas, a sul a e oeste.

Localização da Coréia do Sul

A Coréia do Sul está localizada no nordeste da Ásia e se estende acerca de 1,100 quilômetros de norte a sul. A Coréia tem fronteiras ao Norte com a China e uma pequena parte com a Rússia, ao leste está o Mar-leste, que leva ao Japão, ao oeste o Mar-amarelo e ao sul o Oceano Pacífico.